O Ridículo da Coisa

Recentemente, A AJITER - Associação Juvenil da Ilha Terceira - ameaçou levar a tribunal qualquer fotógrafo ou operador de câmara que fizesse uso comercial de imagens da sua marcha , recolhidas durante a apresentação nas Sanjoaninas de 2008.

Aparentemente, num comunicado prévio aos órgãos de comunicação social, o presidente da associação explicou ter cedido os direitos de imagem da marcha da AJITER a uma empresa (embora não para fins comerciais) e, como tal, socorrendo-se da Constituição da República, ameça levar a tribunal quem usar para fins comerciais as imagens da marcha.

Uma marcha das Sanjoaninas é uma actividade supostamente livre e voluntária, na qual as pessoas envolvidas não só pagam pelas suas roupas como também pela sua deslocação (gasolina, desgaste do carro, comidas fora) e, não tendo qualquer benesse a nível de dispensa de trabalho, abrilhantam uma festa popular que, de outra forma, não teria o elevado número de participantes como tem.

Ora, sendo a AJITER uma associação (supostamente) sem fins lucrativos e, como tal, alimentada dos seus (poucos) sócios através de um sistema de voluntariado, na minha opinião, é muito estranho que tenham "cedido" a sua imagem a uma empresa para, e aqui é ainda mais estranho, a empresa não fazer dinheiro com essa cedência. Para além disso, por que razão fez a AJITER uma marcha? Para que se sujeitaram a marchar livremente nas ruas da cidade, com pessoas a fotografarem, a RTP-Açores a transmitir em directo (será que este caso não conta como uma actividade que gera lucros? - estará a AJITER a pensar em processar a RTP-Açores?, pois, se calhar aqui entra o argumento de que é uma televisão regional).
Se calhar, o problema é mesmo serem empresas privadas... será que a AJITER obrigou a Via Oceânica a não transmitir a sua marcha??? heheheh.
Concluindo, esta é uma "birrazinha" de um dirigente associativo com sede de protagonismo e que faz tudo para conseguir um lugar de destaque na comunicação social.
Como se a marcha da AJITER fosse o "ex-libris" que toda a gente quer ver...
E, sendo a AJITER uma associação que tem poucos mais sócios do que os necessários para a composição de uma marcha, fica a ideia de que esta questão da imagem tem mais que ver com não quererem tirar uma fotografia de grupo sem que possam estar todos sorridentes e alinhados lado a lado.
Verdeiramente, a pequenez tem as suas manifestações caricatas.
Especialmente quando um dirigente associativo, que tanto estava a aparecer na comunicação social, queima todos os seus cartuxos comprando uma guerra da qual sairá completamente agastado e sem possibilidade de renovação.
Parece-me, a mim, na minha modestíssima opinião, que isto não passa de um «estômago danado» como se refere Marte a Baco quando este não quer que os Portugueses sigam o seu caminho para a Índia, n'Os Lusíadas.
Como alguém uma vez disse: «mentes grandes, discutem ideias; mentes medianas discutem eventos; mentes medíocres discutem pessoas.»
Neste caso, imagens de pessoas :-)

0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP