O Caminho Inevitável da Comunidade Livre

A Microsoft finalmente anunciou que vai disponibilizar um conjunto de códigos-fonte de algumas das suas aplicações, numa operação de cosmética para se mostrar mais interactiva e participativa na comunidade de código aberto. Vindo de quem vem, esta aparente mudança de política apenas poderá ser encarada como uma forma de garantir o trabalho de centenas de programadores a custo zero, que lhes vão melhorar e estabilizar as aplicações, fazendo com que o Microsoft se mantenha na linha da frente, com a mesma política agressiva, e sem dar a ideia de serem os monopolizadores da informática.

Da mesma forma, a Adobe Systems acabou de lançar o Adobe Photoshop Express, uma página online que permite aos utilizadores fazerem o upload das suas imagens e acederem a um conjunto de ferramentas básicas de edição - cortar, melhorar, contraste, iluminação, etc.



Na linha da Microsoft, a Adobe Systems (que aplica uma filosofia de hegemonia informática semelhante à do monstro criado pelo Bill Gates) está assim a esforçar-se por aproximar-se dos utilizadores básicos, oferecendo um interface muito intuitivo e "bonito", na tentativa desesperada de conquistar mais clientes. Nada de mal nisto, é certo, mas a verdade é que existem um sem número de programas de edição de imagem (como o Gimp e o Paint.net, por exemplo) que permitem fazer tudo isso e muito mais (especialmente o Gimp, que trabalha com camadas como o Photoshop) a custo zero. Nem é pedido ao utilizador o registo como no Adobe Photoshop Express para poder aceder às ferramentas.

Estas começam a ser provas subtis de que a filosofia do Open Source e do freeware estão aqui para ficar, contra tudo e contra todos, estremecendo assim até os mais fortes competidores informáticos. Viva o poder do indivíduo... na sua força toda.

http://www.gimp.org
http://www.getpaint.net/

Bem Hajam

0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP