Um Anjo de Filme

Esta noite, de sexta para sábado, vi, na companhia dos meus dois irmãos, um dos melhores filmes que já tive a felicidade de visionar ao longo de toda a minha. Ou se calhar, agora tenho capacidade para dar valor a filmes que, se a tivesse anteriormente, muitos dos que vi na minha vida teriam inevitavelmente outra interpretação. Ou serei apenas eu que, neste momento, me encontro mais susceptível de me apaixonar por um filme destes. Não sei, e estou de mente aberta para qualquer que seja o cenário. Porque, independentemente do que seja, a verdade é que «Angel-a», de Luc Besson, é uma delícia.

Francês, a preto e branco, tendo como pano de fundo a cidade de Paris em toda a sua decadência e maravilha, uma espécie de cidade-fantasma-iluminada, na qual vagueiam projectos humanos decadentes e desconhecidos, e na qual surge um anjo em forma de prostituta para salvar a vida de um pobre desgraçado que vive no submundo parisiense e deve a meio-mundo mais dinheiro do que aquele que alguma vez poderia amealhar.

Uma lição de vida - um pouco paternalista, talvez - mas não obstante singela e doce, a história toca-nos por diversas razões: a singeleza da prostituta-anjo, a ignorância e credulidade do pobre desgraçado, as situações mirabolantes e ao mesmo tempo paradigmáticas neste tipo de narrativa. Tudo isto, aliado à maravilhosa realização de Luc Besson (se não o melhor, pelo menos um dos melhores filmes deste realizador) fazem deste filme um filme a não perder de forma alguma.

Com efeito, um dos filmes a ter guardado na prateleira para se ver na companhia de quem mais gostamos. Até porque, no fundo, esta é uma linda história de amor.






0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP